segunda-feira, 14 de maio de 2007

Principais Aprendizagens

  • A TA é um tema crucial para a educação.
  • A TA é o recurso do usuário. Atende sua necessidade pessoal de desempenhar funções do cotidiano com maior autonomia.
  • Todo projeto para prescrição e utilização de um recurso TA está intimamente relacionado ao seu usuário. Deve levar em conta o contexto do usuário e preocupar-se em valorizar suas intenções funcionais, suas competências atuais, que deverão ser ampliadas pela utilização do recurso proposto oportunizando maior autonomia ao indivíduo.
  • No Brasil, existe garantia legal de acesso a serviços de reabilitação e recursos de TA. Porém, não são poucos os brasileiros com deficiências que ignoram seus direitos. Nossos serviços públicos não estão organizados o suficiente para conseguir promover a vida independente e a inclusão. O Estado parece ainda titubear quanto a aplicação da lei vigente e reconhecimento dos direitos dos deficientes. Estamos distantes de abordagens funcionais e de perspectiva de inclusão, pois as ações e programas estão voltados a objetivos restritos de promover e melhorar a condição física dos pacientes.
  • Na Educação, ainda nos fixamos mais nas deficiências ao invés das possibilidades reais de aprendizagem e desenvolvimento de nossos alunos.
  • Um novo entendimento é necessário. Rever conceitos é imperioso. Precisamos cuidar, dar consolo e conforto. Porém, é crucial que consigamos gerar estratégias capazes de promover a autonomia e a inclusão do indivíduo portador de necessidades especiais para que sejam sujeitos de seu próprio desenvolvimento, do seu próprio processo de reabilitação e educação.
  • Existe incentivo à pesquisa em TA, linha de crédito à indústria de TA e financiamento a pessoas com deficiência para aquisição de TA.
  • Com a TA as inteligências antes aprisionada em corpos limitados, encontram novos canais de expressão e desenvolvimento. É fundamental oferecer aos portadores de deficiência ambiente e oportunidades de aprendizagem que os impulsione a abandonar a passividade. O que devemos fazer é trabalhar o potencial de desenvolvimento de cada um. Confiar no cidadão, apostar em suas capacidades, em suas aspirações, em seus desejos de crescimento e integração.
  • A TA serve como recurso para desenvolver as potencialidades cognitivas, contribui para que os portadores de necessidades especiais fortaleçam a auto-estima e autonomia. Enfim, tornem-se cidadãos capazes de resolver seus próprios problemas e de quem lhes pedir ajuda.

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