domingo, 30 de outubro de 2011

Boas Práticas Digitais

No dia 11 de outubro, aconteceu em Porto Alegre, no auditório Paulo Freire, da Secretaria de Educação, o Seminário “Boas Práticas Digitais”, planejado e organizado pelos NTEs de Guaíba e Osório, juntamente com o Departamento Pedagógico das respectivas Coordenadorias de Educação, 12ª e 11ª CRE. Esse foi o primeiro dos nove Seminários que ocorrerão até o mês de dezembro, em diversas regiões do estado.

A iniciativa desses encontros é do Departamento de Logística e Suprimentos da Secretaria de Educação, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e tem como organizadores os Núcleos de Tecnologias Educacionais do estado (NTEs). Têm como objetivos a socialização de boas práticas digitais já existentes em escolas da rede estadual de ensino para um público de professores que busca fomentar as novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, assim como estimular o seu uso, compartilhando novidades e recursos entre os professores da rede.

Naquele momento foram apresentados trabalhos envolvendo as áreas de Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências e suas tecnologias e Humanas e suas tecnologias, pelos seguintes professores: Aline de Oliveira da Conceição Cardoso - E.E.E.M. Albatroz – Osório, Ana Beatriz Barbosa Ferreira - E.E.E.F. Prof. Dietschi - Arroio do Sal, Cheila de Oliveira Duarte - E.E.E.M. Mem de Sá Cerro Grande do Sul, Eliane Terezinha da Silva - E.E.E.F. Cônego Pedro Jacobs - Osório, Fabiana Godinho Bender de Moura - E.E.E.F. Milton Pacheco - Osório, Fabiana Schwindt Rodrigues - E.E.E.M. Prof. Américo Braga - Eldorado Do Sul, Gilmar de Azevedo Falleiro - I. E. E. Vasconcelos Jardim - General Câmara, Jane Liete Dalla Lana - I.E. E. Vasconcelos Jardim – (1º Lugar na categoria Inovação em Conteúdo – Concurso Educadores Inovadores – 2011 – Microsoft – Em novembro participa da etapa mundial em Washington), General Câmara, Rita Marlei Teixeira Dalpiaz - E.E.E.F. Justino Alberto Tietbolehl - Torres, Roberto Silva da Silva - C. E. Augusto Meyer – Guaíba, Sigrid Maria de Oliveira Disconzi - E.E.E.M. Ildelfonso Simões Lopes – Osório e pelo Mestrando Luiz Renato Godinho - UFRGS – Osório.

O Seminário foi proveitoso e revitalizador. As práticas apresentadas servirão de inspiração para ações pedagógicas que visem efetivamente à inserção das tecnologias na prática docente. Os professores participantes do evento corroboram o sucesso do Seminário com seus depoimentos:

“Esse Seminário de Boas Práticas Digitais nos mostra que é possível SIM, estarmos inserindo junto ao nosso plano de trabalho os recursos tecnológicos que estão ao nosso alcance.”

”Convites como este são incentivadores para a nossa prática do dia a dia...”

“Boa oportunidade de refletir sobre o trabalho desenvolvido nas escolas e conhecer outras possibilidades a serem desenvolvidas.”

“Trabalhos muito interessantes, criativos e que buscam melhorar o processo de aprendizagem dos educandos. Através da interação entre professores, alunos e demais integrantes da comunidade escolar tornam o ato de aprender muito mais significativo.”

Os organizadores do Seminário (SEDUC – NTE Guaíba e NTE Osório) consideram que o evento cumpriu com o seu papel e aponta que as iniciativas no sentido de qualificar a educação são promissoras e a caminhada está evoluindo.

Os demais Seminários ocorrerão nas seguintes datas:

Fonte: Informativo NTE Guaíba/Elena e Simone.

Um comentário:

Charlene V. S. disse...

Oi Elena, tudo bem estive no Seminário acompanhando a colega Cheila Duarte de Cerro grande do Sul ( E.E.E> Médio Mem de Sá), e nós gostamos muito de participar deste Seminário, achamos de grande importância a divulgação do mesmo. Estão todos de parabéns, aqueles que participaram apresentando suas práticas e quem organizou o Evento.